Jogo de Bilhar

 

Por pontuação.

Cada bola tem seu valor e quem pontuar mais ganha o jogo. Quem derrubar a bola branca na caçapa em sua tacada perde 15 pontos. 

Par ou impar. 

Resumo: 
Cada participante escolhe a partir da primeira bola que derrubar se deve ficar com as bolas pares ou com as bolas impares. Lembrando que a última a matar deve ser a bola 15 e quem acertar a bola do concorrente ao invés da sua perde uma bola. Deve ser jogado por 2 jogadores apenas. 

 

REGRAS DO JOGO “PAR OU ÍMPAR
 
1. As partidas conterão dois jogadores, que usarão uma bola branca, "bolão", sete bolas pares, sete bolas ímpares e uma bola simbolizada pelo algarismo 1 ou 15 que será  denominada de “castigo”. 
2. Os jogadores mediante combinação ou através de sorteio escolherão quem iniciará a partida. As saídas das partidas seguintes serão alternadas.
3. O Jogador escolhido para iniciar a partida dará a primeira tacada.
4. Caso ocorra na tacada de abertura do jogo o competidor matar duas bolas, uma par e outra ímpar, sendo da preferência do jogador escolher as bolas pares ou impares . 
5. A escolha de quais bolas a matar será realizada através daquela que o jogador encaçapar primeiro.
6. Caso não tenha havido a escolha das bolas e o jogador objetive determinada bola (par ou ímpar) vir a matá-la, mas também encaçapar bola então destinada ao adversário perderá sua vez além da menor bola destinada ao adversário.
7. A finalidade da partida é encaçapar todas as bolas ímpares ou pares conforme a escolha realizada no decorrer da partida, respeitando as regras, usando a impulsão do bolão movimentada por um toque da sola do taco. 

8. Considera-se como partida o tempo usado pelos jogadores para encaçapar todas as bolas coloridas em jogo, segundo as regras. 

9. Uma vez determinada as bolas que se deverá encaçapar o jogador, em cada tacada deverá encaçapar a suas respectivas bolas e ao final destas, matar a denominada bola “castigo”. 

10.  Somente as bolas atribuídas ao Jogador poderão ser encaçapadas por este, caso contrário perderá a vez, bem como será atribuído,conforme o caso e a título de castigo, 1 (uma) ou 2 (duas) bolasatribuídas ao adversário, nos termos deste regulamento. 
 
DA SINUCA 
 
1. Considera-se como em situação de sinuca total quando o jogador está impedido de atingir direta e naturalmente ao menos um ponto da bola visada, impedido por obstáculo de outra(s) bola(s) ou "bico de tabela". Em caso de parte da bola visada poder ser atingida em tacada direta e natural, a sinuca é tida como parcial. 

 
DAS FALTAS E PENALIDADES
 
1. As situações seguintes serão consideradas como faltas que terão como penalidade a perda da vez e a retirada da menor bola do adversário da partida. 
 
Encaçapar a bola branca ("Suicidar-se"). 
Acertar a bola do adversário, após jogar o “bolão” na tabela e sem que tenha acertado qualquer de suas bolas antes. 
Dar mais de um toque na bola branca ("bi-toque"). 
Jogar o bolão fora do campo de jogo. Neste caso o bolão será reposicionado colado na lateral das tabelas.
Jogar qualquer bola fora do campo de jogo. Neste caso a bola numerada atirada fora do campo será reposicionada junto à tabela oposta a da bola castigo.
Jogar em, ou com, bola errada.
Jogar sem ter contato com o chão. 
Jogar com qualquer bola ainda em movimento. 
Encaçapar bola do adversário. 
Saltar com o bolão sobre outra bola, que não seja a visada.
 
2. A situação seguinte será considerada como falta que terá como penalidade a perda da vez e a retirada das duas menores bolas do adversário:
 
Objetivando acertar sua bola alvo o jogador acerta diretamente alguma das bolas do adversário.
 
3. A situação seguinte será considerada como faltas que terá como penalidade a perda da partida pelo jogador que efetuar a tacada. 
 
Encaçapar a bola castigo antes de encaçapar as bolas designadas ao jogador.
Após ter encaçapado todas as bolas que lhe competia se o jogador encaçapar a bola castigo e suicidar-se.